Instituição da Confissão - O Sacramento da Penitência

Localização da Página:
» Conferir » Instituição da Confissão - O Sacramento da Penitência
Tags: #conferir,


A confissão é um sacramento instituido por Jesus e confiado somente aos apóstolos, dando-os assim, o poder de perdoar os pecados em nome de Deus.

“Assim como meu Pai me enviou, também eu vos envio a vós. Tendo dito estas palavras, soprou sobre eles [apóstolos] e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. Àquele a quem perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados, e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhe-ão retidos”. (Jo 20,21-23)

Jesus confiou o poder de perdoar os pecados à homens pecadores, aos seus Apóstolos e seus legítimos sucessores. Assim como Cristo foi enviado pelo Pai para a remissão dos pecados, Cristo envia os apóstolos e seus sucessores para reconciliar os pecadores com Deus.

São Paulo fala de um Ministério da Reconciliação:

"[18]E tudo vem de Deus, que, por Cristo, nos reconciliou consigo e nos confiou o ministério da reconciliação."(2 Cor 5, 18)

"[6]Ora, para que saibais que o filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: Levanta-te – disse ele ao paralítico –, toma a tua maca e volta para tua casa”. 7Levantou-se aquele homem e foi para sua casa. 8Vendo isso, a multidão encheu-se de medo e glorificou a Deus por ter dado tal poder AOS HOMENS. (Mt 9, 6-8)

Esse ministério que foi confiado aos embaixadores da igreja, trata-se do sacramento da confissão.

"Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá. Se ele cometeu pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia." (Tiago 5, 14-16)

Reparem que quando o sacerdote for ao encontro do enfermo, seus pecados serão perdoados, essa passagem é clara ao confirmar um dom especial dado por Deus aos sacerdotes, para que possam perdoar os pecados em nome de Cristo.

Nenhum padre, como homem e indivíduo, por mais pio ou estudado que seja, tem o poder de perdoar pecados, separado de Deus. No entanto, o sacerdote no confessionário, após realizada a preparação para Sacramento, ao recitar a fórmula da absolvição, perdoa os pecados do penitente no lugar de Cristo, como se estivéssemos nos confessando na presença de Cristo. Portanto, o perdão vem de Deus, não do padre.

Todo pecado é um ato de orgulho e de desobediência a Deus, por isso Deus exige de nós um ato de humildade e de obediência, na Confissão sacramental, na qual confessamos os nossos pecados diante do seu representante ordenado. E, conforme a sua promessa:

"Quem se humilha, será exaltado e quem se exalta, será humilhado" ( Lc 18, 14 ).